Minicursos
As inscrições de minicursos serão feitas no momento do credenciamento.
Data: 28 de maio de 2013
Horário: das 08h às 12h
No. |
01 |
Observações |
Minicurso |
BRINQUEDOTECAS ESCOLARES: POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DA CULTURA LÚDICA INFANTIL NO AMBIENTE, A EXEMPLO DO LABRINCA (LABORATÓRIO DE BRINQUEDOS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO)
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Ministrante(s) |
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Objetivo |
Geral: Socializar o projeto interdisciplinar de implantação da Brinquedoteca do Colégio de Aplicação da UFSC, o LABRINCA (Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação). Específicos: Discutir sobre a importância da valorização da cultura lúdica infantil no processo de formação de sujeitos aprendizes: adultos e crianças.
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Ementa |
A importância do brincar na constituição dos sujeitos a partir da perspectiva histórico-cultural, os princípios do brincar propostos pela corrente francesa de brinquedotecas; histórico, tipos e correntes de brinquedotecas; a organização de espaços lúdicos no que concerne aos recursos humanos e materiais; processo técnico e análise de jogos e brinquedos; objetivos e possibilidades de intervenção, tendo como exemplo o processo de implantação do Labrinca. Ele será organizado de forma expositivo-dialógica e terá como atividade prática a exploração coletiva desse espaço lúdico juntamente com uma turma dos anos iniciais, e a análise técnica de alguns jogos e brinquedos.
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No. Vagas |
20 vagas
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Local |
LABRINCA – Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação
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No. |
02 |
Observações |
Minicurso |
O YOGA COMO CAMINHO DO EDUCAR PARA SER
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Os participantes devem ser pontuais e usar roupas confortáveis.
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Ministrante(s) |
Bruna Westfal Buratto – brunawb@gmail.com Acadêmica de Bacharelado em Educação Física/UFSC; Fisioterapeuta; Professora de Hatha Yoga; Bolsista no Projeto Práticas Corporais Taís de Lima Sampaio – tais_lsampaio@hotmail.com Acadêmica de Bacharelado em Educação Física/UFSC; Professora de Hatha Yoga; Bolsista no Projeto Práticas Corporais
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Objetivo |
Geral: Apresentar elementos técnicos, metodológicos e filosóficos da ciência do Yoga, possíveis de ser incorporados à prática pedagógica no cotidiano escolar; Específicos: Proporcionar vivências de práticas dos asanas (posturas) de maneira lúdica e dinâmica; Partilhar conhecimentos acerca da metodologia R.Y.E. Apresentar e vivenciar técnicas de desenvolvimento da atenção/concentração, bem como técnicas respiratórias e posturais; Desenvolver técnicas artísticas com Mandalas.
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Ementa |
Vivência de práticas corporais dinâmicas e lúdicas baseadas no Yoga com foco no autoconhecimento e na percepção da integralidade do Ser para estudantes que atuam/atuarão no contexto escolar. Vivência de asanas (posturas). Introdução à metodologia de RYE (Research on Yoga in Education/Pesquisa sobre Yoga na Educação). Técnicas de desenvolvimento da atenção e concentração. Técnicas respiratórias e posturais. Técnicas artísticas com Mandalas. A metodologia adotada será baseada na dialogicidade, experimentação, vivências lúdicas e, dinâmicas de grupo.
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No. Vagas |
30 vagas
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Local |
Laboratório de Dança – Bloco 5 B
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No. |
03 |
Observações |
Minicurso |
SENSIBILIDADE, MOVIMENTO E DANÇA
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Trazer roupa para vivência prática.
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Ministrante(s) |
Luciana Fiamoncini Licenciada em Educação Física, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação Física pela UFSC. Professora do DEF/CDS/UFSC, com atuação na área de dança e acrobacia aérea em tecido. Danieli A. Pereira Marques Licenciada em Educação Física, Epecialista em Dança e Consciência Corporal, Mestre e Doutoranda em Educação Física pela UFSC. Pesquisa e atua na área da dança.
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Objetivo |
Geral: Fomentar a importância da sensibilidade na formação em educação física, destacando a descoberta e experiência de movimentos pela dança; Específicos: Estimular a investigação e a exploração de novas possibilidades de movimento, tanto individualmente, quanto coletivamente. Proporcionar o contato com elementos da dança e suas interfaces com a improvisação, imaginação, percepção e sensibilidade. Experimentar propostas de movimento que articulem elementos apresentados e o mundo-vivido dos envolvidos. Contribuir com a formação de professores e professoras que reconheçam na “relação com o outro” as possibilidades de interação, expressão e comunicação sensível.
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Ementa |
Será abordada a importância da sensibilidade na Educação Física como possibilidade de experiência formativa e estética. Também será vivenciado por meio da dança exercícios de sensibilidade, enfatizando relações de interação com o espaço, com objetos, com o outro, com o movimento descoberto ou criado.
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No. Vagas |
16 vagas
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Local |
Ginásio de Alumínio – Bloco 6
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No. |
04 |
Minicurso |
MÍDIA- EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÃO ÁUDIO VISUAL
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Ministrante(s) |
Ângelo Luiz Brüggemann Mestrando em Educação Física/UFSC; Integrante do LaboMídia. Alexandre Niederauer Ramos Acadêmico de Licenciatura em Educação Física; Integrante do LaboMídia. Rodrigo Duarte Ferrari Doutorando em Educação/UFSC; Integrante do LaboMídia.
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Objetivo |
Introduzir aos participantes da oficina os processos vinculados a produção áudio-visual como possibilidade pedagógica.
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Ementa |
Pré- produção áudio-visual, planejamento, cronograma, roteiro, produção áudio-visual, planos e enquadramentos, movimento de câmera, captação de imagem e som. Pós-produção, organização do material, decupagem, edição de imagem e som, finalização.
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No. Vagas |
08 vagas
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Local |
Labomídia (Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva)
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………………Quebra de Página………………
No. |
05 |
Minicurso |
ESPORTE E MÍDIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
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Ministrante(s) |
Silvan Menezes dos Santos Licenciado em Educação Física (DEF/UFS) e Mestrando em Educação Física (PPGEF/UFSC) Josimar Lottermann Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física (CDS/UFSC) Heitor Luiz Furtado – Mestre em Educação (UNIVALI) e Professor de Educação Física do Colégio Unificado
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Objetivo |
Apresentar e discutir como o fenômeno esportivo é retratado atualmente pela mídia pensando a formação da cultura esportiva a partir da Educação Física.
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Ementa |
O fenômeno esportivo em tempos de megaeventos no Brasil pensado a partir do discurso midiático. As políticas de investimento do esporte no país na perspectiva do alto rendimento, do lazer e da educação. As possíveis implicações da relação entre esporte e mídia na conformação da cultura esportiva. O papel da Educação Física enquanto área de intervenção social e campo de investigação acadêmico-científico. Limites e possibilidades de ampliação da formação cultural esportiva para professores de Educação Física. Metodologia:
Dinâmica de pesquisa e apresentação em grupos com a utilização da internet.
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No. Vagas |
15 vagas
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Local |
Sala 528 (1ª fase) – Bloco 5B
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