Minicursos

As inscrições de minicursos serão feitas no momento do credenciamento.

Data: 28 de maio de 2013

Horário: das 08h às 12h

No.

01

Observações

Minicurso

 

BRINQUEDOTECAS ESCOLARES: POSSIBILIDADES

DE EXPRESSÃO DA CULTURA LÚDICA INFANTIL NO

AMBIENTE, A EXEMPLO DO LABRINCA

(LABORATÓRIO DE BRINQUEDOS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO)

 

 

Ministrante(s)

Profa. Dra. Leila Lira Peters – leilapeters@yahoo.com.br

Colégio de Aplicação/UFSC

 

Objetivo

Geral: Socializar o projeto interdisciplinar de implantação

da Brinquedoteca do Colégio de Aplicação da UFSC, o LABRINCA

(Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação).

Específicos: Discutir sobre a importância da valorização

da cultura lúdica infantil no processo de formação de

sujeitos aprendizes: adultos e crianças.

 

Ementa

A importância do brincar na constituição dos sujeitos

a partir da perspectiva histórico-cultural, os princípios

do brincar propostos pela corrente francesa de

brinquedotecas; histórico, tipos e correntes de

brinquedotecas; a organização de espaços lúdicos

no que concerne aos recursos humanos e materiais;

processo técnico e análise de jogos e brinquedos;

objetivos e possibilidades de intervenção, tendo

como exemplo o processo de implantação do Labrinca.

Ele será organizado de forma expositivo-dialógica e

terá como atividade prática a exploração coletiva

desse espaço lúdico juntamente com uma turma

dos anos iniciais, e a análise técnica de alguns jogos

e brinquedos.

 

No. Vagas

20 vagas

 

Local

LABRINCA – Laboratório de Brinquedos do Colégio

de Aplicação

 

 

 

 

No.

02

Observações

Minicurso

 

O YOGA COMO CAMINHO DO EDUCAR PARA SER

 

Os participantes devem ser pontuais e usar roupas confortáveis.

 

Ministrante(s)

Bruna Westfal Buratto – brunawb@gmail.com

Acadêmica de Bacharelado em Educação Física/UFSC;

Fisioterapeuta; Professora de Hatha Yoga; Bolsista

no Projeto Práticas Corporais 

Taís de Lima Sampaio – tais_lsampaio@hotmail.com

Acadêmica de Bacharelado em Educação Física/UFSC;

Professora de Hatha Yoga; Bolsista no Projeto Práticas

Corporais

 

Objetivo

Geral: Apresentar elementos técnicos, metodológicos

e filosóficos da ciência do Yoga, possíveis de ser

incorporados à prática pedagógica no cotidiano escolar;

Específicos: Proporcionar vivências de práticas dos

asanas (posturas) de maneira lúdica e dinâmica;

Partilhar conhecimentos acerca da metodologia R.Y.E.

Apresentar e vivenciar técnicas de desenvolvimento

da atenção/concentração, bem como técnicas

respiratórias e posturais;

Desenvolver técnicas artísticas com Mandalas.

 

Ementa

Vivência de práticas corporais dinâmicas e lúdicas

baseadas no Yoga com foco no autoconhecimento

e na percepção da integralidade do Ser para

estudantes que atuam/atuarão no contexto escolar.

Vivência de asanas (posturas). Introdução à

metodologia de RYE (Research on Yoga in

Education/Pesquisa sobre Yoga na Educação).

Técnicas de desenvolvimento da atenção e

concentração. Técnicas respiratórias e posturais.

Técnicas artísticas com Mandalas.

A metodologia adotada será baseada na

dialogicidade, experimentação, vivências

lúdicas e, dinâmicas de grupo.

 

No. Vagas

30 vagas

 

Local

Laboratório de Dança – Bloco 5 B

 

No.

03

Observações

Minicurso

 

SENSIBILIDADE, MOVIMENTO E DANÇA

 

Trazer roupa para vivência prática.

 

Ministrante(s)

Luciana Fiamoncini

Licenciada em Educação Física, Mestre em Educação

e Doutoranda em Educação Física pela UFSC.

Professora do DEF/CDS/UFSC, com atuação na área

de dança e acrobacia aérea em tecido.

Danieli A. Pereira Marques

Licenciada em Educação Física, Epecialista em

Dança e Consciência Corporal, Mestre e Doutoranda

em Educação Física pela UFSC. Pesquisa e atua na

área da dança.

 

Objetivo

Geral: Fomentar a importância da sensibilidade

na formação em educação física, destacando a

descoberta e experiência de movimentos pela dança;

Específicos: Estimular a investigação e a exploração

de novas possibilidades de movimento, tanto

individualmente, quanto coletivamente.

Proporcionar o contato com elementos da

dança e suas interfaces com a improvisação,

imaginação, percepção e sensibilidade.

Experimentar propostas de movimento que

articulem elementos apresentados e o

mundo-vivido dos envolvidos.

Contribuir com a formação de professores e

professoras que reconheçam na “relação com o outro”

as possibilidades de interação, expressão e

comunicação sensível.

 

Ementa

Será abordada a importância da sensibilidade na

Educação Física como possibilidade de experiência

formativa e estética. Também será vivenciado por

meio da dança exercícios de sensibilidade,

enfatizando relações de interação com o espaço,

com objetos, com o outro, com o movimento

descoberto ou criado.

 

No. Vagas

16 vagas

 

Local

Ginásio de Alumínio – Bloco 6

 

 

No.

04

Minicurso

 

MÍDIA- EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÃO ÁUDIO VISUAL

 

Ministrante(s)

Ângelo Luiz Brüggemann

Mestrando em Educação Física/UFSC;

Integrante do LaboMídia.

Alexandre Niederauer Ramos

Acadêmico de Licenciatura em Educação Física;

Integrante do LaboMídia.

Rodrigo Duarte Ferrari

Doutorando em Educação/UFSC;

Integrante do LaboMídia.

 

Objetivo

Introduzir aos participantes da oficina os

processos vinculados a produção áudio-visual

como possibilidade pedagógica.

 

Ementa

Pré- produção áudio-visual, planejamento,

cronograma, roteiro, produção áudio-visual,

planos e enquadramentos, movimento de câmera,

captação de imagem e som. Pós-produção,

organização do material, decupagem, edição

de imagem e som, finalização.

 

No. Vagas

08 vagas

 

Local

Labomídia (Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva)

 

 

………………Quebra de Página………………

No.

05

Minicurso

 

ESPORTE E MÍDIA: LIMITES E POSSIBILIDADES

PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Ministrante(s)

Silvan Menezes dos Santos

Licenciado em Educação Física (DEF/UFS) e

Mestrando em Educação Física (PPGEF/UFSC)

Josimar Lottermann

Acadêmico do Curso de Licenciatura em

Educação Física (CDS/UFSC)

Heitor Luiz Furtado –

Mestre em Educação (UNIVALI) e Professor de

Educação Física do Colégio Unificado

 

Objetivo

Apresentar e discutir como o fenômeno esportivo

é retratado atualmente pela mídia pensando a

formação da cultura esportiva a partir da Educação Física.

 

Ementa

O fenômeno esportivo em tempos de megaeventos

no Brasil pensado a partir do discurso midiático.

As políticas de investimento do esporte no país na

perspectiva do alto rendimento, do lazer e da educação.

As possíveis implicações da relação entre esporte e

mídia na conformação da cultura esportiva. O papel

da Educação Física enquanto área de intervenção

social e campo de investigação acadêmico-científico.

Limites e possibilidades de ampliação da formação

cultural esportiva para professores de Educação Física.

Metodologia:

  • Exposição do contexto esportivo no país com autilização de dados estatísticos e apresentação

    de vídeos;

  • Discussão acerca da relação entre Esportee Mídia;

Dinâmica de pesquisa e apresentação em grupos

com a utilização da internet.

 

No. Vagas

15 vagas

 

Local

Sala 528 (1ª fase) – Bloco 5B